A Importância do Suporte Personalizado Para o Sucesso das Franquias

O Brasil desponta como um dos maiores mercados de franquias do mundo, com mais de três mil marcas em onze segmentos distintos, o que coloca o Brasil como quarto maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos (1º), China (2º) e Coreia do Sul (3º).

Com um faturamento que superou os R$ 211 bilhões em 2022, o setor experimentou um crescimento significativo de 14,3%, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Nesse cenário, os empreendedores buscam nas franquias uma oportunidade de ingressar no mundo dos negócios e aproveitar modelos já testados e consolidados com seus números de lucratividade.

No artigo de hoje, você vai entender mais sobre a importância do suporte personalizado para o sucesso das franquias. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

Desafios do mercado de franquias

Um dos principais desafios enfrentados no mercado de franquias no Brasil é a falta de diferencial competitivo. Enquanto alguns empreendedores abrem franquias devido a modelos de negócios fora da curva, outros optam pelo franchising sem contar com um diferencial.

É fundamental compreender que a transformação de uma empresa em franquia deve ser motivada por um modelo de negócio de sucesso, capaz de despertar o interesse tanto do empresário quanto dos consumidores. É necessário responder aquela pergunta: por que com vocês e não sozinho? 

Outro desafio comum é a tentativa de criar diversas versões do mesmo negócio para se adaptar ao mercado ao invés de iniciar sua expansão em mercados semelhantes ao que promoveu o sucesso da unidade piloto. Por exemplo: sua unidade tem uma fachada chamativa em uma rua de alta movimentação de pedestres e essa é uma das formas de captação de clientes,De repente a marca cria um modelo “smart” sem fachada e simplesmente não capta o fluxo de rua. Como o franqueado vai resolver esse problema em uma nova unidade franqueada onde nem a franqueadora sabe o que fazer? 

É recomendável iniciar a expansão com o modelo conhecido e dominar mercados semelhantes antes de considerar novos formatos. A estratégia deve priorizar a chance de sucesso sobre a quantidade.

A importância do suporte personalizado

Assim como atletas têm necessidades distintas em seus treinamentos, os franqueados também possuem características únicas que precisam ser consideradas pelos franqueadores.

Oferecer o mesmo suporte a diferentes perfis de franqueados é como esperar que um atleta profissional e um amador façam o mesmo treino e alcancem os mesmos resultados no mesmo espaço de tempo. Impossível!

O acompanhamento individualizado, especialmente no início da operação, é indispensável para cobrir as lacunas específicas de cada franqueado.

A Proselling, ao oferecer suporte às franquias, adota uma abordagem personalizada com seu método Macpro: inicia com um diagnóstico que considera o sonho do franqueado para que ele nunca perca de vista o propósito que o motiva.

Em mais quatro passos, a Proselling guia o franqueado durante o primeiro ano para que ele desenvolva as competências essenciais para a condução do negócio, especialmente as comerciais.

Entenda que o acompanhamento personalizado cria uma base homogênea de conceitos que prepara o franqueado para o crescimento sustentável já a partir do segundo ano.

Confira este artigo também: Reduzindo Riscos No Franchising: A Experiência Da Proselling Comprovada Em Outras Marcas

A transformação de franqueados em empreendedores

A missão da Proselling vai além do simples aumento das vendas em franquias, pois ela busca transformar franqueados em verdadeiros empreendedores, dotados de autorresponsabilidade ou seja, responsáveis pelos seus resultados, bons ou ruins, independentemente da economia, da estação do ano, da região, dos seus funcionários ou da franqueadora. Ele é o condutor da sua unidade e não o destino.

A Proselling atua como uma parceira estratégica que traduz o know-how da franqueadora em planos táticos concretos, com foco no “como”. Entendemos que muitas franqueadoras transferem “know what” enquanto o franqueado precisa do “know how”. 

A aplicação consistente da metodologia PDCA (planejar [Plan], fazer [Do], checar [Check] e agir [Act]), aliada à uma mentalidade focada em vendas, liderança e aceitação do risco, resulta em franqueados preparados não apenas para resolver problemas, mas para construir de forma proativa o sucesso de seus empreendimentos.

O compromisso com o crescimento contínuo

A Proselling atende os franqueados indicados pelas franqueadoras. Quando o perfil é de um franqueado iniciante, o foco é na consolidação das atividades comerciais. Quando atende um franqueado maduro, o foco é no desenvolvimento das suas habilidades gerenciais. Quando atende um franqueado que já tem sucesso, o objetivo é levá-lo ao pico de produtividade para que se prepare para montar sua próxima unidade.

Dessa forma, a Proselling ajuda a desenvolver cada franqueado para que evolua, de operacional, quando ele ainda é fundamental no dia a dia da unidade, para o nível tático, quando seu foco é montar e tirar o máximo resultado do seu time para o estratégico, criando sua rede de multifranquias.

Estratégias futuras e adaptação ao mercado

Com o crescimento consolidado das franquias nos mais diversos segmentos no Brasil, a Proselling incentiva os franqueadores a pensar estrategicamente nas próximas etapas do desenvolvimento dos seus franqueados.

O aprendizado obtido deve ser aplicado na adaptação a nichos de mercado ainda não explorados e que tenham algum potencial de conquistar uma fatia importante do mercado.

A expansão planejada, guiada pela experiência adquirida, permite uma abordagem mais flexível e adaptativa que prepara a franquia para enfrentar desafios específicos em diferentes regiões onde operam.

Assim, tanto os franqueadores quanto os franqueados conseguem alcançar o tão sonhado sucesso no dia a dia de trabalho.

Transformação com o Macpro Live: franqueadoras no caminho do sucesso

O Macpro Live, desenvolvido para atender às necessidades específicas de franqueadoras com royalties variáveis, representa uma revolução no suporte comercial.

Destinado a impulsionar resultados acima da média, o Macpro Live oferece uma chance única para as marcas criarem uma cultura comercial liderada pela Franqueadora e alimentada pelos franqueados de sucesso que compartilham suas experiências positivas de acordo com a meta estabelecida naquele mês. 

– Metodologia específica: o Macpro Live é uma metodologia personalizada que se destaca com suas estratégias de campanhas que visam o aumento das vendas de forma gamificada, trazendo uma atmosfera de sucesso que contamina até os franqueados mais resistentes.

– Sessões live exclusivas: essas sessões com especialistas, junto com o time da franqueadora proporcionam um ambiente dinâmico para troca de insights, dicas e definições estratégicas para as campanhas de vendas. Além de trazer o protagonismo para os executivos da marca. Com a implantação do MACPRO LIVE a franqueadora consolida o seu suporte e  responde de forma contundente aquela pergunta que paira na cabeça da maioria dos franqueados: Por que eu pago royalties? 

– Resultados comprovados: são mais de 12 anos que a Proselling impulsiona negócios por todo o Brasil e sua metodologia exclusiva já beneficiou milhares de franqueados, com uma taxa de satisfação das franqueadoras de 98%, e possibilitou uma média de 65% de crescimento no faturamento anual. Além disso, foi eleita o Melhor Fornecedor da ABF 2023.

A transformação da sua franquia está prestes a acontecer com a Proselling. Solicite um orçamento ao clicar aqui, preencher o formulário e descobrir o poder do suporte personalizado, que vai te colocar na rota do sucesso.

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Somos verdadeiros especialistas em vendas, mergulhando na rede e nos franqueados em seu dia a dia. Vivemos em sintonia com os players, focados exclusivamente no seu desenvolvimento comercial.

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